terça-feira, 27 de julho de 2010

Convite para reunião com diretores das escolas de Segundo Segmento

Caro diretor,

O Instituto Desiderata convida você para debater os desafios das escolas de segundo segmento do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Nesta ocasião, apresentaremos os resultados da pesquisa Megafone na Escola, realizada em 39 escolas, com a participação de 122 alunos como entrevistadores.

Para este encontro estamos convidando os dirigentes das 405 escolas que possuem o segundo segmento. O objetivo é planejar juntos a continuidade da pesquisa de forma a contemplar toda a rede municipal.


Programação:
Abertura: Cláudia Costin – Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Apresentação da Pesquisa: Instituto Desiderata e Cedaps
Plenária
Comentários:
José Pacheco – Escola da Ponte, Portugal

Dia 11 de agosto
De 14h às 17h
Sala Baden Powell
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 360 - Copacabana

Sua presença é muito importante!




segunda-feira, 19 de julho de 2010

Professores se reunem para discutir os resultados da pesquisa



Os professores que acompanharam os alunos durante o projeto estiveram reunidos, na última quinta-feira, no Nave – Núcleo Avançado em Educação para debater os resultados parciais dos questionários respondidos por professores e alunos. Entre as diferenças e semelhanças nas respostas, a demanda de alunos e professores por aulas mais diversificadas chamou a atenção dos professores que apontaram como um dos desafios para o segundo segmento tornar a escola mais interessante para o aluno. Ao final da reunião, os professores expressaram o desejo de continuar dialogando e pensar formas de ampliar a discussão para as 405 escolas de segundo segmento da Rede Municipal do Rio de Janeiro.


Alunos debatem resultados parciais da pesquisa


Na última oficina do projeto, os alunos entrevistadores discutiram os resultados parciais que surgiram a partir dos 1.437 questionários de alunos tabulados até o momento. Destacaram a dificuldade dos colegas em colaborar no cuidado com a escola e também se espantaram pelo fato dos alunos não conheceram a própria escola, “alguns não sabiam onde era a biblioteca e a sala de informática”. Os alunos também deram depoimentos sobre suas experiências como pesquisadores: “Foi bom poder saber a opinião dos outros alunos, pessoas com quem eu nunca tinha conversado antes e saber que estamos ajudando o ensino das escolas em geral.” – declarou um aluno de uma escola envolvida no projeto.

Em agosto, os 122 alunos que participaram das oficinas de capacitação vão se encontrar em um evento no Oi Futuro para conversarem sobre os resultados e se prepararem para a devolução que farão em suas escolas. Os resultados finais serão apresentados para os diretores de todas as escolas de segundo segmento da rede em uma reunião que acontecerá também em agosto.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Megafone na Escola no jornal O Globo

No último domingo o jornal O Globo publicou, na sessão O Rio é Legal, uma matéria sobre o Projeto Megafone na Escola.
Foram destacados no texto dados sobre o Segundo Segmento do Ensino Fundamental, e ouvidos, além do Desiderata, alunos e professores que participam do projeto e a Secretaria Municipal de Educação. “A pesquisa melhorou o relacionamento entre eles e mostrou que precisamos ouvir mais os alunos. Independente do resultado do projeto, nós já sabemos que podemos mudar muita coisa.” – declarou Dione Souza Lins, professora da Escola Municipal Argentina.

Confira a matéria clicando aqui: http://www.desiderata.org.br/clipping/index.shtml


sexta-feira, 9 de julho de 2010

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Reunião com os professores de referência

A reunião para debater os resultados do Megafone na Escola com os professores que participaram do projeto será:
no dia 15 de julho
de 9h às 12h
no NAVE - Núcleo Avançado em Educação (dentro do Colégio Estadual José Leite Lopes)
Rua Uruguai, 204 - Tijuca