segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Alunos entrevistadores comemoram resultados da pesquisa e planejam O Dia do Megafone nas Escolas

Palmas, gargalhadas, cantoria e muita animação! Foi nesse clima que 82 alunos e 20 professores, dentre eles diretores, que participaram do Projeto Megafone na Escola se reuniram quinta-feira, 19/08, no Oi Futuro de Ipanema. Foi a primeira vez que todos os alunos, de 39 escolas espalhadas por todo o município, se encontraram presencialmente, após as pesquisas nas escolas e dois meses se comunicando pela comunidade Megafone na Escola, no Orkut.
“Foi muito bom participar desse projeto e poder pensar junto coisas tão importantes da minha escola” disse Alexandre Vieira, aluno da Escola Municipal Emiliano Galdino. O encontro começou com exibição de fotos das oficinas e boas vindas da equipe do Desiderata, destacando que o momento era de comemoração pela finalização da pesquisa, mas também de pensar a continuidade do processo protagonizado pelo Instituto.
Na platéia, Rafael Parente, Subsecretário de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação estava atento aos resultados finais, que foram apresentados por Kátia Edmundo, do Cedaps. Alunos representantes de cada pólo, onde aconteceram as oficinas, subiram ao palco para debater e pensar com a platéia, possíveis soluções para temas que apareceram com mais força, tais como: limpeza e conservação, bagunça na sala de aula, professores mais pacientes e aulas mais interativas e diferentes. Ana Lima, diretora do Instituto Paulo Montenegro, ressaltou o envolvimento e trabalho dos alunos enquanto entrevistadores.
Ilana Eleá, da PUC-Rio, mediadora do debate na internet, apresentou os vídeos realizados pelos alunos e diários de campo da pesquisa (texto, desenho, foto, vídeo etc.), postados no Orkut durante o projeto, causando animação geral de todos.
Ao final, os alunos foram estimulados a fazer o “Dia do Megafone na Escola”, apresentando e debatendo temas da pesquisa em suas escolas, contando com material a ser produzido pelo Desiderata. Roberta Costa Marques, gerente da Área de Educação do Desiderata, colocou que o Instituto estará à disposição para apoiar as escolas nesse movimento e uma carta para o diretor foi entregue explicando esse compromisso. Para já começar o “barulho” na escola, cada uma recebeu na saída o símbolo do projeto, um megafone!


Diretores de escolas debatem os resultados do Megafone na Escola

Os resultados do Megafone na Escola atraíram cerca de 250 representantes de escolas de segundo segmento da rede municipal do Rio de Janeiro que lotaram a Sala Municipal Baden Powell no último dia 11. Beatriz Azeredo, diretora do Instituto Desiderata, destacou a importância de ouvir a escola sobre sua prática e reafirmou o compromisso do Desiderata em promover um espaço de diálogo com escolas e Secretaria Municipal de Educação na busca de soluções conjuntas. A Secretária de Educação, Cláudia Costin, falou da relevância do foco neste segmento e de ter o jovem aluno da rede como protagonista na ação. Ana Lima, do Instituto Paulo Montenegro, parceiro no projeto, enfatizou a escolha da metodologia de pesquisa com a participação dos alunos, que traz qualidade aos números obtidos e mobiliza a escola como um todo.
Kátia Edmundo do Cedaps, parceiro na pesquisa, destacou que alunos e professores concordam que as aulas deveriam ser mais diversificadas para tornar a escola mais atrativa e discordam com relação à posição da família nos estudos: 85% dos alunos se sentem incentivados pelos pais e apenas 9% dos professores acham que há incentivo da família. Chamou a atenção também para a falta de pessoal administrativo nas escolas, declarado por 92% dos diretores que responderam o questionário.
José Pacheco, fundador e idealizador da Escola da Ponte em Portugal, comentou os resultados da pesquisa à luz de sua experiência à frente de um projeto de uma escola pública completamente diferente das tradicionais. E convocou a platéia a pensar que uma outra escola é possível, mas é preciso ter coragem para quebrar paradigmas.
Durante o evento, os diretores de todas as escolas de segundo segmento foram convidados a responder a um questionário on line. Os resultados completos da pesquisa serão sistematizados e em breve estarão disponíveis ao público interessado.



terça-feira, 17 de agosto de 2010