terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Clipe Megafone na Escola

15 escolas realizam o Dia do Megafone na Escola

De forma bastante variada e criativa, 15 escolas de segundo segmento da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro realizaram o Dia do Megafone na Escola durante os meses de outubro e novembro. A idéia foi partilhar com a comunidade escolar os principais resultados do Projeto Megafone na Escola.

Para apoiar esse processo, o Instituto Desiderata preparou um kit composto de cartazes, folders, DVDs com vídeos realizados durante a pesquisa e CDs com apresentação e relatório de dados que foi distribuído para as 39 escolas que participaram do Megafone na Escola.

“A diversidade presente na Rede refletiu no formato que cada escola escolheu para fazer a devolução dos dados” analisa Beatriz Azeredo, diretora do Instituto Desiderata. O Dia do Megafone ganhou formatos variados: apresentação para professores durante os Centros de Estudos, fórum envolvendo alunos e professores, debate com alunos representantes de todas as salas, estande do Megafone durante a feira de ciências, aulas temáticas com convidados especiais para discussão dos temas da pesquisa e até aplicação de um novo questionário focado em um dos temas que saiu nos resultados. Algumas escolas criaram formas de fazer com que o debate continue no ano que vem. “Eu acredito que a participação dos alunos na solução dos problemas é fundamental.” – avaliou Dione Lins, professora da Escola Municipal República da Argentina.

As 15 escolas que realizaram o Dia do Megafone na Escola foram: Ciep Ismael Nery, E.M Almirante Newton Braga de Faria, E.M Bertha Lutz, E.M Brant Horta, E.M Café Filho, E.M Candido Campos, E.M Carlos Lacerda, E.M Engenheiro João Thomé, E.M Estado da Guanabara, E.M Henrique Dodsworth, E.M Jenny Gomes, E.M Milton Campos, E.M Oreste Barbosa, E.M Republica Argentina e E.M Silveira Sampaio. A E.M. Emiliano Galdino irá realizar o seu Dia do Megafone no início de 2011.

Material para o Dia do Megafone na Escola é distribuído para as escolas


Depois de pesquisarem sobre os desafios do Segundo Segmento do Ensino Fundamental, os alunos que participaram do Projeto Megafone na Escola apresentarão em suas escolas os resultados.

“A idéia é que no Dia do Megafone na Escola os alunos possam mobilizar a escola da forma que acharem mais criativa e participativa para falar dos resultados da pesquisa e ampliar o diálogo entre alunos e entre toda a comunidade escolar”, explica Roberta Costa Marques, Gerente da Área de Educação do Desiderata.

Para apoiar os alunos, o Instituto Desiderata preparou um material que inclui folders para serem distribuídos para os alunos, cartazes, um CD com apresentarão dos resultados em PowerPoint, relatório completo dos resultados e fotos do projeto e um DVD com um clipe e vídeos contando a história do projeto, além dos vídeos produzidos pelos alunos durante as oficinas. Cada escola organizará internamento o seu “Dia do Megafone” e o professor de referência de cada escola também poderá usar o material para discussão dos temas da pesquisa com outros professores.

O material foi enviado para as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) na semana passada e as 39 escolas que participaram do projeto podem pegar o kit na sua CRE

Especialistas e Gestores Públicos debatem o Segundo Segmento


De que forma os indicadores educacionais e os resultados do Megafone na Escola podem dialogar e colaborar com as políticas públicas? Especialistas da área de educação e gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro debateram esse tema em um encontro realizado pelo Instituto Desiderata na última terça-feira no Centro Cultural Banco do Brasil.


A partir dos dados do Censo Escolar 2009, o Desiderata está sistematizando indicadores do segundo segmento por região administrativa do Rio de Janeiro. Elvis Bonassa, da Kairos Desenvolvimento Social, apresentou os novos dados que podem nortear prioridades de ação e destacou que “4 regiões da cidade concentram 50% dos alunos que estudam em escolas com baixo desempenho”. Beatriz Azeredo, diretora do Instituto Desiderata, completou: “os dados georeferenciados são fundamentais para pensar a rede municipal como um todo, pois mostram uma fotografia da qualidade e equidade na educação”. Os gestores públicos presentes sugeriram outros indicadores e se comprometeram a fornecer informações para refinar a análise dos dados por região administrativa.


Os resultados do Megafone na Escola foram apresentados em conjunto pelos parceiros do projeto: Instituto Desiderata, Cedaps, Instituto Paulo Montenegro e PUC. Simone Monteiro, da SME, destacou que é importante sistematizar a metodologia do projeto: “o Megafone na Escola vai além de uma coleta de informações, é um processo de consulta participativa que deve ser apropriado pela escola, para ajudá-la a discutir as temáticas que deseja avançar”. Rafael Parente, Subsecretário de Projetos Estratégicos da SME, reforçou que “a agenda da SME tem que estar intimamente relacionada com a escuta das escolas para ser eficaz”. Os resultados finais do Megafone, incluindo os questionários de diretores ainda em processamento, serão divulgados em um seminário aberto ainda este ano.