Vestindo a camiseta do projeto, bolsa a tiracolo, caderno e caneta nas mãos, os alunos do projeto Megafone chegaram para a 3ª oficina. Toda a indumentária ajudou a entrarem em seus novos papéis e planejarem, em equipes, o dia-a-dia do trabalho de campo da pesquisa.
Para aquecer, os alunos começaram respondendo a algumas questões relacionadas ao tema da pesquisa de forma diferente: iam para um lado da sala ou para o outro dependendo se a resposta era sim, não, ou mais ou menos. O debate foi caloroso entre as questões levantadas: “Eu colaboro para que as aulas sejam agradáveis”, “Na minha escola a opinião dos alunos é levada em conta pela diretora”, “O prédio da minha escola é limpo e bem cuidado”.
Este foi o último encontro antes de começarem as entrevistas nas escolas e os alunos testaram o questionário de professores, aplicando o instrumento aos professores presentes. Com o plano de trabalho campo elaborado, voltaram para suas escolas com os questionários para serem aplicados. Cada entrevistado receberá um marcador de livro com informações do projeto e um convite a continuar o debate na comunidade Megafone na Escola, no Orkut, mais uma forma de ampliar a discussão sobre o segundo segmento na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário