segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Diretores de escolas debatem os resultados do Megafone na Escola

Os resultados do Megafone na Escola atraíram cerca de 250 representantes de escolas de segundo segmento da rede municipal do Rio de Janeiro que lotaram a Sala Municipal Baden Powell no último dia 11. Beatriz Azeredo, diretora do Instituto Desiderata, destacou a importância de ouvir a escola sobre sua prática e reafirmou o compromisso do Desiderata em promover um espaço de diálogo com escolas e Secretaria Municipal de Educação na busca de soluções conjuntas. A Secretária de Educação, Cláudia Costin, falou da relevância do foco neste segmento e de ter o jovem aluno da rede como protagonista na ação. Ana Lima, do Instituto Paulo Montenegro, parceiro no projeto, enfatizou a escolha da metodologia de pesquisa com a participação dos alunos, que traz qualidade aos números obtidos e mobiliza a escola como um todo.
Kátia Edmundo do Cedaps, parceiro na pesquisa, destacou que alunos e professores concordam que as aulas deveriam ser mais diversificadas para tornar a escola mais atrativa e discordam com relação à posição da família nos estudos: 85% dos alunos se sentem incentivados pelos pais e apenas 9% dos professores acham que há incentivo da família. Chamou a atenção também para a falta de pessoal administrativo nas escolas, declarado por 92% dos diretores que responderam o questionário.
José Pacheco, fundador e idealizador da Escola da Ponte em Portugal, comentou os resultados da pesquisa à luz de sua experiência à frente de um projeto de uma escola pública completamente diferente das tradicionais. E convocou a platéia a pensar que uma outra escola é possível, mas é preciso ter coragem para quebrar paradigmas.
Durante o evento, os diretores de todas as escolas de segundo segmento foram convidados a responder a um questionário on line. Os resultados completos da pesquisa serão sistematizados e em breve estarão disponíveis ao público interessado.



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