terça-feira, 7 de dezembro de 2010

15 escolas realizam o Dia do Megafone na Escola

De forma bastante variada e criativa, 15 escolas de segundo segmento da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro realizaram o Dia do Megafone na Escola durante os meses de outubro e novembro. A idéia foi partilhar com a comunidade escolar os principais resultados do Projeto Megafone na Escola.

Para apoiar esse processo, o Instituto Desiderata preparou um kit composto de cartazes, folders, DVDs com vídeos realizados durante a pesquisa e CDs com apresentação e relatório de dados que foi distribuído para as 39 escolas que participaram do Megafone na Escola.

“A diversidade presente na Rede refletiu no formato que cada escola escolheu para fazer a devolução dos dados” analisa Beatriz Azeredo, diretora do Instituto Desiderata. O Dia do Megafone ganhou formatos variados: apresentação para professores durante os Centros de Estudos, fórum envolvendo alunos e professores, debate com alunos representantes de todas as salas, estande do Megafone durante a feira de ciências, aulas temáticas com convidados especiais para discussão dos temas da pesquisa e até aplicação de um novo questionário focado em um dos temas que saiu nos resultados. Algumas escolas criaram formas de fazer com que o debate continue no ano que vem. “Eu acredito que a participação dos alunos na solução dos problemas é fundamental.” – avaliou Dione Lins, professora da Escola Municipal República da Argentina.

As 15 escolas que realizaram o Dia do Megafone na Escola foram: Ciep Ismael Nery, E.M Almirante Newton Braga de Faria, E.M Bertha Lutz, E.M Brant Horta, E.M Café Filho, E.M Candido Campos, E.M Carlos Lacerda, E.M Engenheiro João Thomé, E.M Estado da Guanabara, E.M Henrique Dodsworth, E.M Jenny Gomes, E.M Milton Campos, E.M Oreste Barbosa, E.M Republica Argentina e E.M Silveira Sampaio. A E.M. Emiliano Galdino irá realizar o seu Dia do Megafone no início de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário