terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Especialistas e Gestores Públicos debatem o Segundo Segmento


De que forma os indicadores educacionais e os resultados do Megafone na Escola podem dialogar e colaborar com as políticas públicas? Especialistas da área de educação e gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro debateram esse tema em um encontro realizado pelo Instituto Desiderata na última terça-feira no Centro Cultural Banco do Brasil.


A partir dos dados do Censo Escolar 2009, o Desiderata está sistematizando indicadores do segundo segmento por região administrativa do Rio de Janeiro. Elvis Bonassa, da Kairos Desenvolvimento Social, apresentou os novos dados que podem nortear prioridades de ação e destacou que “4 regiões da cidade concentram 50% dos alunos que estudam em escolas com baixo desempenho”. Beatriz Azeredo, diretora do Instituto Desiderata, completou: “os dados georeferenciados são fundamentais para pensar a rede municipal como um todo, pois mostram uma fotografia da qualidade e equidade na educação”. Os gestores públicos presentes sugeriram outros indicadores e se comprometeram a fornecer informações para refinar a análise dos dados por região administrativa.


Os resultados do Megafone na Escola foram apresentados em conjunto pelos parceiros do projeto: Instituto Desiderata, Cedaps, Instituto Paulo Montenegro e PUC. Simone Monteiro, da SME, destacou que é importante sistematizar a metodologia do projeto: “o Megafone na Escola vai além de uma coleta de informações, é um processo de consulta participativa que deve ser apropriado pela escola, para ajudá-la a discutir as temáticas que deseja avançar”. Rafael Parente, Subsecretário de Projetos Estratégicos da SME, reforçou que “a agenda da SME tem que estar intimamente relacionada com a escuta das escolas para ser eficaz”. Os resultados finais do Megafone, incluindo os questionários de diretores ainda em processamento, serão divulgados em um seminário aberto ainda este ano.


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